top of page

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MÚSICA

IBERO-AMERICANA

Lisboa I Queluz I Oeiras

12 - 15 de Outubro de 2014

Desde 2012 realiza-se anualmente um Simpósio Internacional sobre música ibérica e latino-americana, resultante da colaboração entre a Universidade de Salamanca, a Universidade do Estado do Amazonas e (desde 2014) a Universidade Nova de Lisboa. A primeira edição teve lugar em Salamanca, a segunda em Manaus; a terceira realizar-se-á na área de Lisboa, sob o tema geral "Património e Interpretação”. Os subtemas propostos foram:
1. Arquivos, espécimes e compilações: as fontes e seu uso;
2. Iconografia musical. Imagem e contexto de sociabilidade e prática musical;
3. A prática historicamente informada/inspirada e o repertório iberoamericano: parâmetros e aspectos singulares.
O Simpósio tem uma dimensão prática e formativa que se espelha na organização de ateliers teórico-práticos (que decorrem de manhã) e na apresentação de música ao vivo (ao fim da tarde ou à noite). Durante a tarde decorre o programa científico, com a apresentação de conferências e comunicações, agrupadas por afinidade de conteúdo (Música instrumental, Iconografia musical, Música Antiga, Ópera e Teatro Setecentista, Século XIX, Século XX).
A inscrição dá acesso a todas as três componentes do Simpósio (ateliers, comunicações, concertos).

Comissão organizadora: Manuel Pedro Ferreira, João Paulo Janeiro, Zuelma Duarte Chaves, Secretariado do CESEM

Comissão científica: Manuel Pedro Ferreira, David Cranmer, Luzia Rocha, Marco Aurélio Brescia, Márcio Páscoa, José Máximo Leza, Luiz Guilherme Goldberg
.

 

Organização:

Apoios:

bottom of page