top of page

Dia 13

 

Sala 1

09h30 - 12h30: "Música vocal ibérica do século XVII" - João Paulo Janeiro (CESEM - FCSH/UNL)

Sala 4

09h30 - 12h30 "Problemática das edições críticas e sua adequação à performance e musicologia" - Carlos Alberto Figueiredo (Unirio)

"Música vocal ibérica do século XVII"

 

(Brevemente disponível)

Anchor 7

"Análise e interpretação do Concerto per Violoncello Obligato con Violini e Basso Dell Sigre: Antonio Pollicarppi (DKmu 7501.2432)"

 

Natureza: Trata-se de um atelier realizado numa abordagem teórico/prática com duração máxima de duas horas com intervalo de 10 min.

 

Conteúdo: Primeira parte: apresentação do manuscrito, a sua origem e as dúvidas de atribuição assim como uma sua contextualização histórica e análise da obra. 

Segunda parte: análise interpretativa, a partir de uma edição moderna com recurso a exemplificações ao vivo com o violoncelo acompanhado pelo cravo.

Anchor 6

"Problemática das edições críticas e sua adequação à performance e musicologia"

 

O atelier discutirá a questão textual em música, em geral, e, em particular, os problemas na transmissão do repertório sacro luso-brasileiro do século XVII a inícios do século XIX. Várias metodologias que servem de base para as edições modernas desse repertório serão abordadas, convergindo para a proposta de sete tipos de edição - fac-similar, diplomática, prática, crítica, Urtext, aberta e genética – e sua adequação às necessidades práticas e musicológicas.

 

 

Carlos Alberto Figueiredo é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É Doutor em Música pela mesma universidade com a tese Editar José Maurício Nunes Garcia, agraciada com o Prêmio José Maria Neves da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música (ANPPOM). É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX e lançou recentemente o livroMúsica Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX - Teorias e práticas editoriais. Participou de vários projetos editorias brasileiros de relevo, como Acervo e Difusão de Partituras, no qual atuou como coordenador editorial, e Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro. Estará em Portugal para um pós-doc na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Prof. David Cranmer. Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte, conjunto com o qual vem divulgando a obra de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) em concertos e CDs.

 

 

Anchor 5
bottom of page