top of page

Consultar separador "INFORMAÇÕES" para detalhes relativos ao transporte fornecido pelo Simpósio.

Dia 12 (domingo)

Palácio Nacional de Queluz - 18h30
Concerto pela Orquestra Barroca do Amazonas
 
 
Programa (clique para ver)
 

Baseada em Manaus, Brasil, a Orquestra Barroca do Amazonas aparece no contexto nacional e internacional como uma orquestra especializada em música do século XVIII e início do XIX, especialmente a música luso-brasileira.
A OBA se formou em 2009 com músicos que se encontraram na Universidade do Estado do Amazonas na condição de professores e alunos de graduação e pós-graduação.
Desde sua criação, a OBA já esteve em diversas cidades do Brasil (todas as capitais da Amazônia Legal) e do exterior (Lisboa, Turim, Salamanca, etc.), em festivais de ópera e música sacra, se apresentando em igrejas e teatros históricos assim como modernas salas de concerto.
Em 2013 lançou o CD Dei Due Mondi, com obras de autores italianos e ibéricos, que influenciaram a formação do contexto lusófono em que se insere o Brasil.
O seu novo projeto Ópera no Brasil Colonial envolve sobretudo árias de diversas óperas executadas no Brasil durante o Antigo Regime. A partitura delas provém principalmente do acervo do Paço Ducal de Vila Viçosa, em Portugal, e em muitas de suas páginas se identificam nomes de artistas atuantes no Brasil e mãos brasileiras que as copiaram. O CD tem previsão de lançamento em junho 2014, e será divulgado em concerto pelo Brasil em agosto, e, em outubro, numa turnê europeia (Portugal, Espanha e Paris).

bottom of page