top of page

Dia 15

 

Sala 1

09h30 - 12h30: "Música vocal ibérica do século XVII" - João Paulo Janeiro (CESEM - FCSH/UNL)

Sala 4

09h30 - 12h30 "Problemática das edições críticas e sua adequação à performance e musicologia" - Carlos Alberto Figueiredo (Unirio)

"Música vocal ibérica do século XVII"

 

(Brevemente disponível)

Anchor 9

"Música para tecla em Portugal e no Brasil entre 1750 e 1821"

 

 

Repertório, Fontes, Formas, Compositores, Circulação do repertório internacional, Instrumentos.

O atelier está aberto a ouvintes e instrumentistas de tecla que queiram executar peças deste repertório

 

 

Mário Marques Trilha

 

Em 1995 obteve o Diploma em Música (Piano) na Universidade de Música do Rio de Janeiro, tendo realizado paralelamente estudos de análise e direcção coral na Pro-Arte (Rio de Janeiro) sob orientação de Carlos Alberto Figueiredo.

Em 1999 conclui o Mestrado em perfomance de Cravo (Künstlerisches Aufbaustudium), orientado por Christine Daxelhofer na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha). Tendo trabalhado na mesma instituição como cravista acompanhador do Oper Studio e direcção coral e orquestral com o maestro Zsolty Nagy (actual professor de direcção do Conservatoire National Supérieur- Paris)

Entre 1998 e 2000 frequentou o curso superior de Cravo dirigido por Olivier Baumont no Conservatoire National de Région de Rueil-Malmaison (Paris, França) tendo obtido com a qualificação máxima o diploma superior (Medaille d’Or à l’Unanimité).

Em 2000 frequentou a classe de música antiga (clavicórdio) no Conservatoire Municipal de la Ville de Paris „Claude Debussy“ sob orientação de Ilton Wjuniski.

Em 2003 finalizou os seus estudos de cravo e baixo-contínuo sob orientação de Jörg-Andreas Bötticher, clavicórdio Jean-Claude Zehnder e direcção com Hans Martin Linde na Schola Cantorum Basiliensis, Escola Superior de Música Antiga de Basileia, Suíça.

Em Fevereiro de 2004 concluíu o curso de pós-graduação Teoria da Música Antiga sob orientação do Prof. Doutor Dominique Muller e do Prof. Markus Jans na Schola Cantorum Basiliensis, tendo sido bolseiro do Ministério da Cultura do Brasil.

Participou em vários cursos de interpretação de cravo e baixo-contínuo com Gustav Leonhardt, Pierre Hantai, Kenneth Gilbert, Jacques Ogg, Jesper Christensen, Olivier Baumont, Jan Willem Jansen, Nicolau de Figueiredo, Andrea Marcon e Johann Sonnleitner, entre outros.

Em Outubro de 2004 foi finalista no concurso “Promusicis” realizado no Carnegie Hall em Nova Yorque, Estados Unidos.

Tem realizado vários recitais a solo e com diversas orquestras e ensembles no Brasil, Portugal, Alemanha, França, Espanha, Suíça, Irlanda, Escócia e Estados Unidos da América.

Foi director de vários coros profissionais e amadores no Brasil, Portugal, Alemanha e Suíça

É Doutor em Música pela Universidade de Aveiro. Membro do Núcleo Luso-Brasileiro de Estudos da História da Música Caravelas. Investigador Integrado Pós-Doutoramento do CESEM-Universidade Nova de Lisboa Com o apoio da Fundação Ciência e Tecnologia.

Foi director artístico do ciclo Música no Museu realizado no Museu de Aveiro.

Gravou, pela casa Númerica, um CD dedicado a música do tempo de D João VI com a soprano Isabel Alcobia, e com o Ensemble Joanna Musica, outro CD, com a música oitocentista dedicada a Princesa Santa Joana.

 

 

Anchor 13
Anchor 11

"Problemática das edições críticas e sua adequação à performance e musicologia"

 

O atelier discutirá a questão textual em música, em geral, e, em particular, os problemas na transmissão do repertório sacro luso-brasileiro do século XVII a inícios do século XIX. Várias metodologias que servem de base para as edições modernas desse repertório serão abordadas, convergindo para a proposta de sete tipos de edição - fac-similar, diplomática, prática, crítica, Urtext, aberta e genética – e sua adequação às necessidades práticas e musicológicas.

 

 

Carlos Alberto Figueiredo é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). É Doutor em Música pela mesma universidade com a tese Editar José Maurício Nunes Garcia, agraciada com o Prêmio José Maria Neves da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música (ANPPOM). É autor do Catálogo de Publicações de Música Sacra e Religiosa Brasileira – obras dos séculos XVIII e XIX e lançou recentemente o livroMúsica Sacra e Religiosa Brasileira dos séculos XVIII e XIX - Teorias e práticas editoriais. Participou de vários projetos editorias brasileiros de relevo, como Acervo e Difusão de Partituras, no qual atuou como coordenador editorial, e Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro. Estará em Portugal para um pós-doc na Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Prof. David Cranmer. Estudou Regência Coral com Frans Moonen, no Conservatório Real de Haia, Holanda. É regente do Coro de Câmera Pro-Arte, conjunto com o qual vem divulgando a obra de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) em concertos e CDs.

 

 

bottom of page